sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Medina de Fez - artesanato - Marrocos

Andar pela Medina de Fez e admirar seu artesanato é uma das coisas imperdíveis.

Cada peça é única, feita à mão, por ourives que aprendem a arte dentro da família.
É algo que vem de gerações. E muito bonito.



A história do povo de Marrocos em símbolos regionais. Camelos, terrinas de chá, lâmpadas - aquelas do Aladim - tudo muito bonito e brilhante.


Lustres, lanternas, lamparinas...


No detalhes, as lâmpadas de Aladim. Por via das dúvidas, trouxe uma para garantir o pedido.


Aí o ourives desenvolvendo sua arte.


Uma "panela" para cozinhar carne de cordeiro. Iguaria muito apreciada no país.


Um enfeite, mais parecido com um "trono", usado em romarias.


Uma tecelagem artesanal. Os tecidos são feitos de fibra de cactus, produto abundante no deserto da região.
O resultado são belíssimas echarpes.


Aí dá para ver a fibra e a echarpe pronta.


Há, também, muitas joalherias.
Os cinturões são o símbolo do poder e da riqueza.
A esposa que usa um, parece dizer: Meu marido pode e eu sou amada.



Braceletes e colares de ouro.


Um enfeite para as demonstrações religiosas do povo. Este, de metal comum. Carregado por um cavalo.

Uma coisa interessante, no Marrocos é que existe um lugar para onde vão os animais idosos, que já não podem servir de carga.

Cavalos e burros vivem nesse lugar, são tratados e alimentados até que morram.

É uma espécie de "aposentadoria" dos que muito trabalharam...

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrível como você conseguiu através das fotografias fazer eu me sentir no Marrocos! Parabéns pela sensibilidade!
Obs: Por gentileza, através do meu e-mail você pode me dizer com qual agência de turismo viajou?

Claudia

compsaldanha@hotmail.com